quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Empresas holandesas chegam ao estado para produzir ar-condicionado e e-boats

     
As empresas holandesas Oxycom e Spark fecham nesta quarta-feira, no Porto Digital, uma parceria para fabricar equipamentos com maior eficiência energética no estado. Segundo informaram os empreendedores em nota à imprensa, diversos acordos serão assinados, e compreendem investimentos de aproximadamente US$ 300 milhões.
O primeiro deles, que envolve investimentos da ordem de R$ 100 milhões por parte da Oxycom, é um aparelho de ar-condicionado que tem custo oito vezes menor do que o convencional e permite economizar 75% de energia. 

A outra parceria será para o desenvolvimento de "E-boats", barcos elétricos para a navegação nos rios brasileiros. O escritório holandês Spark fica responsável pelo design das embarcações que serão fabricadas em estaleiros pernambucanos. Nelas, o motor elétrico será alimentado pela energia gerada por painéis solares, turbinas eólicas de pequeno porte e um sistema hidrodinâmico acoplados ao barco.

O encontro reunirá representantes do governo federal, do Itamaraty, da Secretaria do Meio Ambiente de Pernambuco, da Agência Comercial Holandesa no Recife, executivos das duas empresas e demais empresários.

Fonte: DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email