quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Próxima fábrica da Volkswagen pode ser erguida em Suape, Pernambuco

Próxima fábrica da Volkswagen pode ser erguida em Suape, Pernambuco

14/09/2011 14:40  - Foto: Divulgação

Próxima fábrica da Volkswagen pode ser erguida em Suape, Pernambuco

Marca alemã já demonstra interesse no estado desde 2008, e pode construir no complexo portuário uma fábrica com capacidade para 250 mil veículos/ano

da Redação

O Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, perdeu a fábrica da Fiat para a cidade de Goiana, por questões técnicas. Agora, a Volkswagen pode instalar no local sua quinta unidade industrial no país. De acordo com o jornal Diário de Pernambuco, executivos da empresa já estiveram sobrevoando a área recentemente. 

O vice-presidente do complexo, Frederico Amâncio, afirmou à publicação pernambucana que a área está aberta a qualquer empresa que demonstre interesse nesse tipo de operação. O executivo também reiterou que a Fiat deve instalar um centro logístico e uma área de distribuição em Suape, mesmo com a transferência da fábrica para Goiana.

O presidente da Volkswagen no Brasil, Thomas Schmall, já confirmou os planos da marca, que pretende construir uma nova unidade com capacidade inicial para 250 mil veículos por ano. O investimento será de cerca de R$ 1 bilhão. Além de Pernambuco, cinco estados são cogitados para receber a fábrica, incluindo o Paraná, que já abriga a unidade de São José dos Pinhais.

A Volkswagen demonstra interesse em Suape desde 2008, quando um diretor da empresa chegou a anunciar que a montadora estava estudando a instalação de uma central de distribuição na região, para atender aos mercados do Norte e Nordeste. À época, a empresa declarava ter intenção de investir R$ 12 milhões no empreendimento.

Atualmente, a General Motors é a única empresa da indústria automotiva presente em Suape, por meio de um centro de distribuição inaugurado em maio de 2010. O pátio da empresa norte-americana tem 37 mil m² e capacidade para movimentar até 25 mil unidades por ano. Do local, a GM distribui veículos importados da fábrica argentina de Rosario para 49 concessionárias em 14 estados das regiões Norte e Nordeste.

O Complexo Industrial Portuário de Suape já possui 140 empresas implantadas e em implantação, que empregam cerca de 60 mil trabalhadores. O estado de Pernambuco já está em negociações com mais 24 companhias, de segmentos como pneus e alimentos, para atrair mais investimentos para a região. (com informações do Diário de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email