terça-feira, 12 de julho de 2011

Movimentação de cargas cresce 35%

Neste primeiro semestre de 2011, o Porto de Suape registrou aumento de 35,2% na movimentação de contêineres e, em toneladas, o aumento registrado é 20,1%, na comparação com o mesmo período de 2010. E de acordo com a direção de Suape, o segundo semestre deve ser ainda melhor. Ano passado, o crescimento da movimentação de cargas, em toneladas, foi 16,3% acima em relação a 2009.

Os números consolidam Suape como um dos grandes portos brasileiros. A movimentação de contêineres representa 46% das operações do Porto e já supera, pela primeira vez, as operações com granéis líquidos, que são 45% do total. "A partir de agosto essa movimentação terá um impacto ainda mais forte, principalmente quando for implantada uma nova linha vinda da Ásia. Fecharemos o ano com mais de dez milhões de toneladas de cargas movimentadas", disse o vice-presidente do Complexo, Frederico Amâncio.

Suape divulgou que as operações de cabotagem continuam em alta, crescendo já 20,9% no semestre. A expectativa é chegar ao fim de 2013 com movimentação de 30 milhões de toneladas.

MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco moveu uma ação civil pública contra o Complexo de Suape para garantir a convocação dos 112 aprovados no concurso realizado pelo Porto, homologado em junho de 2010. Segundo o procurador do Trabalho e autor da ação, Leonardo Osório Mendonça, há comissionados, estagiários e terceirizados ocupando irregularmente cargos cuja função só pode ser exercida por profissionais concursados.

"Foi solicitada a convocação imediata de todos os aprovados - ou, pelo menos, daqueles cujos cargos estão sendo ocupados por comissionados irregulares - em até 15 dias após a intimação à empresa, sob pena de multa de R$ 5 mil por cada um dos que não forem contratados", explicou Mendonça. Caso a Justiça acate a todos os requerimentos do MPT, o Complexo terá que pagar R$ 1 milhão por danos morais coletivos, reversíveis ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Há audiência agendada para 6 de dezembro.

Fonte: folha de Pernambuco (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email