terça-feira, 3 de agosto de 2010

Suape pode ganhar uma montadora chinesa

O Porto de Suape poderá captar uma primeira montadora para reforçar o polo automotivo em implantação no complexo. Ontem, executivos de um grupo chinês estiveram em Pernambuco para conhecer a política de incentivos fiscais para o setor, a infraestrutura logística e a disponibilidade de mão de obra. A proposta é implantar uma montadora de vans e veículos utilitários. O vice-presidente de Suape, Sidnei Aires, não adiantou o nome nem o valor do empreendimento, atendendo ao pedido de sigilo dos investidores.
"O grupo de consultores passou o dia (de ontem) em Suape para conhecer a estrutura do complexo. A expectativa é que eles retornem em agosto e definam a localização da montadora até dezembro deste ano", adianta Aires, dizendo que os investidores assinaram protocolo de intenções com outros três Estados. O vice-presidente de Suape lembra que um dos atrativos de Pernambuco é a política de incentivos fiscais específica para o setor, criada em 2008 que, dentre os benefícios, oferece rebatimento de 95% do ICMS. Aires diz que a montadora chinesa vai precisar de um terreno de 100 hectares.

Suape já conta com uma central de importação de veículos da General Motors, que começou a operar este ano, além do anúncio de implantação de uma montadora de motos da também chinesa Shineray. O Estado também figura na lista de opções da Chery para sediar uma montadora do chupo chinês no Brasil.

A proposta do governo do Estado também é atrair fornecedores da cadeia automotiva. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem tentando captar fábricas de pneus e de acessórios. A Unimetal, que está construindo uma fábrica no município de Timbaúba, vai produzir cinto de segurança e forros para bancos de veículos e a nova unidade da Companhia Industrial de Vidros está investindo na construção de uma unidade para a fabricação de vidros planos, que poderá atender aos setores de construção civil e automotivo.

Fonte: Jornal do Commercio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email