sábado, 21 de agosto de 2010

PE tenta atrair fábrica sul-coreana para Suape

Pernambuco pode receber mais uma fábrica no Complexo Industrial de Suape. Ontem, o governador Eduardo Campos e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, receberam o presidente da sul-coreana Hyundai Equipamentos de Construção, fabricante de maquinários como escavadeiras, retroescavadeiras, empilhadeiras e pás carregadeiras. "Fizemos um sobrevoo e apresentamos a infraestrutura em Suape. O governo está oferecendo incentivos do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe) e a estrutura de Suape, que hoje é o melhor porto público do País", disse Bezerra Coelho.


A implantação da unidade fabril está sendo disputada pelo Rio de Janeiro e por São Paulo e agora Pernambuco entra na concorrência. "Temos a oportunidade de concentrar as importações do Nordeste pelo Porto de Suape e atender a Hyundai para iniciar a fabricação de equipamentos no Brasil", destacou Bezerra Coelho. A decisão será divulgada em 30 de setembro. A fábrica deve ficar pronta em um ano, gerando mil empregos diretos.

A capacidade de produção da Hyundai é seis mil escavadeiras por mês. Por ano, exporta dois mil equipamentos para o Brasil; 500 para o Nordeste. "As exportações para o Brasil são maiores que para os EUA, próximas aos 5% da produção global. A expectativa é de que, com a implatação no Brasil, esse número chegue aos 10%", disse o presidente da Hyundai, John Lim. Serão investidos US$ 50 milhões para a primeira etapa de implantação da fábrica, a linha de montagem de maquinários com componentes importados. Na segunda etapa, quando for agregada a produção local de componentes, serão investidos US$ 150 milhões.

REFINARIA
O edital para execução das obras das vias de acesso (retorno 2 e acessos rodoviários) à Refinaria Abreu e Lima foi novamente adiado. Segundo o diretor de Engenharia e Meio Ambiente de Suape, Ricardo Padilha, houve uma "inconsistência" na quantidade e nos preços unitários dos materiais entre o projeto e o termo de referência.


Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email