domingo, 23 de maio de 2010

Campari constrói fábrica em Pernambuco



O investimento no novo empreendimento é da ordem de R$ 120 milhões. As obras acontecem no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, com inauguração prevista para novembro.

Inicialmente, a inauguração da unidade de Suape estava marcada para outubro de 2009, com investimento de R$ 66 milhões. Mas foi desacelerada quando em setembro daquele ano a crise econômica começou a se espalhar.

A decisão de atrasar o lançamento, entretanto, acabou afetando positivamente o empreendimento: a Campari decidiu no início deste ano dobrar o investimento em Suape. A área construída passou de 16 mil m² para 32 mil m². A fábrica que a empresa tem em Jaboatão dos Guararapes (PE), com 35 funcionários, será desativada.

A equipe de trabalho da nova planta terá 70 pessoas. A capacidade da nova unidade será quatro vezes maior que a de Jaboatão, alcançando 5 milhões de caixas de Campari, Old Eight e Dreher. "Dentre todos os mercados emergentes, o Brasil é o mais importante para a Campari", diz Bob Kunze-Concewitz diretor-chefe da multinacional italiana Davide Campari-Milano, dona da marca Campari. "Com o crescimento que prevemos, acreditamos que em pouco tempo o País será o terceiro ou quarto maior mercado para a empresa", disse o executivo.

Faturamento
Líder em segmentos mais populares – uísque nacional e conhaque nacional -, a Campari teve no primeiro trimestre deste ano um crescimento de vendas no Brasil acima de 100% na comparação com os primeiros três meses de 2009. "Mudamos nossa política comercial e por isso, no ano passado, tivemos que reduzir nossos estoques com os atacadistas, o que derrubou os resultados daquele período", explicou Paolo Perego, presidente da Campari do Brasil.

Daí, segundo ele, vem o efeito estatístico do crescimento de três dígitos. Mas o bom resultado da Campari não foi apenas matemático. "Agora, nossa distribuição é direta para o cliente, sem intermediação de atacadistas", completou Perego. "Com isso, nossas vendas aumentaram dramaticamente e conquistamos novos clientes", acrescentou ele, sem citar percentuais.

Mercado
O mercado de destilados no Brasil movimenta anualmente cerca de R$ 39 bilhões, segundo a Nielsen. Desse faturamento, os segmentos em que a Campari atua participam com 10,3%, sendo o de uísque nacional o mais representativo deles. As vendas de aperitivos finos nacionais somam 1,7%; as de conhaque nacional, 2,9%; as de vodca nacional, 2,3%; e as de uísque, 3,4%.
Fonte: Valor Econômico

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