quinta-feira, 29 de abril de 2010

Movimento em Suape cresce 23 % até março

A movimentação de cargas no Porto de Suape, distante 60 quilômetros do Recife, acumulou 2 milhões de toneladas durante o primeiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 23,1% em relação ao mesmo período de 2009, quando o volume ficou em 1,61 milhão de toneladas. Nos três primeiros meses do ano passado, quando a crise ainda assustava, a movimentação caiu 16,8% ante o exercício anterior.

De acordo com a administração do porto, o desempenho deste ano vem sendo puxado pelos granéis sólidos, que acumulam alta de 56%, com 141 mil toneladas movimentadas. O trigo representou mais de 60% desse total, com 88 mil toneladas. Os granéis líquidos apresentaram crescimento trimestral mais discreto, de 12,6%, com 897 mil toneladas movimentadas.

Os resultados do primeiro trimestre superaram as projeções do início do ano, segundo o vice-presidente do porto, Sidnei Aires. De acordo com ele, era esperada uma expansão de, aproximadamente, 20% para o período. Em fase de plena expansão, com muitas obras em andamento, Suape deve registrar novas altas expressivas na movimentação durante o ano.

Entre janeiro e março, 284 navios operaram em Suape, 8% a mais do que as 263 embarcações registradas no primeiro trimestre do ano passado. As importações dominaram a operação do porto nos três primeiros meses do ano, representando 70% do total movimentado, ou 1,13 milhão de toneladas. As exportações somaram 484,54 mil toneladas, respondendo por 30%.

No dia 6 de maio será inaugurado em Suape o centro de distribuição da General Motors (GM). A montadora irá levar, de navio, automóveis produzidos na Argentina com vistas ao abastecimento do aquecido mercado da região Nordeste.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email