terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Empresa planeja investir R$ 12 mi em montadora


Guindaste da XCMG

Além de intensificar a importação de máquinas pesadas por portos pernambucanos, a Êxito Importação & Exportação planeja implantar uma montadora de guindastes da marca chinesa XCMG no Estado. O grupo investirá R$ 12 milhões para transformar diversos componentes e peças em veículos prontos em uma área de 9,3 hectares no Complexo Industrial e Portuário de Suape. O planejamento é que a planta chegue a produzir 120 máquinas por mês. O terreno foi licitado pelo governo estadual e adquirido pela empresa, que começou a detalhar o projeto.

A fábrica será estruturada com base em uma unidade fabril do grupo chinês na Polônia, planta precursora dos investimentos da XCMG fora da China. A montadora pernambucana será a primeira na América Latina e, além de atender o mercado brasileiro, deverá marcar presença no continente africano e no resto da América do Sul. "Hoje, uma mercadoria saída da China leva 40 dias para chegar na África. Saindo do Brasil aporta lá em três ou quatro dias", explicou o diretor comercial da Êxito, José Roberto Dias Gomes.

"O Nordeste é um canteiro de obras", resume o executivo, justificando os investimentos que pretende fazer no Estado. Segundo ele, já se fala no mercado em escassez de máquinas pesadas para uso na construção civil, tamanha é a demanda na região. Cita como exemplo a Refinaria Abreu e Lima, cuja fase de montagem dos equipamentos depende de um número elevado de guindastes para se concretizar.

"Há também a chegada de grupos empresariais de porte nacional no setor de locação de máquinas em Pernambuco, atraídos pelo potencial do mercado nordestino", acrescentou o diretor administrativo, José Romero Dias Gomes. A Êxito trabalha com a importação de guindastes, motoniveladoras e carregadeiras desde 2007 e vende os produtos para todo o País. 

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email