terça-feira, 29 de setembro de 2009

Máquinas da refinaria vão ser descarregadas

Os primeiros equipamentos para a operação da Refinaria Abreu e Lima vão ser descarregados a partir de hoje, às 14h, no Complexo de Suape. O navio, que transportou os oito dessalgadores, saiu do Porto de Houston (EUA) no dia 14 de setembro e atracou ontem à noite no porto. As máquinas vão fazer parte da Unidade de Destilação Atmosférica e são usados para fazer a "lavagem" do petróleo. Os dessalgadores serão armazenados no terreno da refinaria e instalados em 2010.

O gerente de suprimentos da engenharia da refinaria, Fernando Viegas, diz que a entrega dos equipamentos marca o início de uma nova fase do empreendimento. Até agora, os equipamentos que chegaram foram para as operações periféricas, como a casa de força.

Cada peça pesa 119 toneladas e tem dimensões de quatro metros de diâmetro por 32 metros de comprimento. Os dessalgadores têm como função retirar as impurezas do petróleo, sob condições controladas, dissolvendo sais, diluindo a água residual que vem das unidades de produção e removendo parte das impurezas insolúveis em água.

O diretor de Operação Portuária do Complexo de Suape, Jorge Dias, diz que apesar de ser uma operação pequena, a chegada dos equipamentos é uma movimentação importante para o complexo. "Isso sem falar que se trata de um marco, com a chegada do primeiro equipamento para a unidade de refino", observa.

 

Fonte: JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email