segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Canadá inaugura escritório no Estado

O governo do Canadá inaugurou ontem um escritório no Recife que vai funcionar no JCPM Trade Center, no Pina. "O Brasil é uma das economias mais vibrantes do mundo. Vai continuar a crescer, especialmente o Nordeste, onde a economia está mais forte. O escritório vai servir aos canadenses e aos brasileiros que queiram fazer negócios no Canadá", afirmou o ministro do comércio internacional e da passagem Ásia-Pacífico do Canadá, Stockwell Day. Em 2008, as exportações do Canadá para o Brasil registraram um aumento de 70% sobre o ano anterior.
"Há um grande número de oportunidades para empresas canadenses no Nordeste brasileiro em setores como tecnologia da informação e comunicação, petróleo, gás, tecnologias agrícolas, indústrias da saúde, ciência e tecnologia", comentou Stockwell.
O País é o terceiro maior parceiro do Canadá na América. Os produtos que o Canadá mais exporta para o Brasil são fertilizantes, carvão, óleos, sal, enxofre, maquinários, cimento, papel e papelão. No sentido inverso, o que o Brasil mais vende para o Canadá são produtos químicos inorgânicos, açúcares, maquinário, veículos, ferro e aço.
O Canadá já tem quatro escritórios comerciais no País (Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo) e em setembro, deve inaugurar mais uma representação em Porto Alegre. Até o final de 2008, as empresas brasileiras investiram 11,9 bilhões de dólares canadenses ($CAD), enquanto as empresas canadenses realizaram investimentos de $CAD 9,2 bilhões no Brasil.

O ministro afirmou também que várias empresas canadenses estão cientes das oportunidades que o Porto de Suape pode gerar em novos negócios, acrescentando que pode haver um intercâmbio entre os portos canadenses e Suape. Hoje, o ministro fará uma visita oficial a Suape. Uma das primeiras ações do escritório será organizar uma missão do governo do Estado para a cidade de Calgary, que possui um pólo de empresas de petróleo. A data ainda será definida.
"O Canadá é um parceiro comercial importante", disse o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra
Coelho, que participou da solenidade de abertura do escritório. Ele também informou que o governo está querendo atrair uma fábrica de fertilizantes para o Estado, aproveitando a uréia, que será um subproduto fabricado pela Refinaria Abreu e Lima, a qual está sendo implantada em Suape.
 
Fonte: JC
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email