terça-feira, 7 de julho de 2009

Cristal PET terá fábrica em Suape

Empresa uruguaia de embalagens plásticas confirmou instalação ontem

Depois de ter a sua vinda anunciada em agosto de 2008, a empresa uruguaia Cristal PET confirmou ontem os recursos previstos para a instalação e operação de uma fábrica de embalagens plásticas no Complexo Industrial Portuário de Suape. O grupo ficará responsável pela produção de preformas por meio do PET (plástico), que é fabricado pela indústria italiana M&G, implantada em Suape desde 2007. Os investimentos serão de R$ 33,4 milhões, ocupando uma área de 5,23 hectares e a estimativa é de que sejam gerados 75 empregos diretos, 60 indiretos e 40 vagas temporárias.

A empresa planeja fabricar 1,3 bilhão de preformas/ano, material que será distribuído para todos aqueles clientes que utilizam as garrafas de PET, por exemplo. Em agosto, será aberto processo licitatório para a alienação da área e a expectativa é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2010. Atualmente, a empresa opera em Pernambuco em uma unidade provisória em Jaboatão dos Guararapes.

O aporte vem para integrar o polo de preformas PET, formado também pelas empresas Brasalpla, Lorenpet e Pet Nordeste. A Brasalpla está finalizando as obras civis da sua unidade e a Pet Nordeste deve começar suas obras em setembro. A Cristal PET ficará localizada diante da fábrica da Brasalpla e ao lado do terreno onde deverá ser implantada a planta da Pet Nordeste, no Cabo de Santo Agostinho.

As quatro empresas dessa cadeia de PET poderão gerar aproximadamente 400 empregos diretos e 300 indiretos. Nas obras, 300 pessoas serão empregadas temporariamente. Os investimentos atingem os R$ 353 milhões, e a produção anual deverá ser de cerca de 6,3 bilhões de prefomas. O vice-presidente de Suape, Sidnei Aires, afirmou que a pretensão é atingir esses números ainda no fim do primeiro semestre de 2010. "Estamos concretizando o polo, esperamos que as quatro empresas estejam em pleno funcionamento até 2010, atuando no mercado local e regional", salientou.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email