terça-feira, 26 de maio de 2009

Friboi em Suape

O ex-ministro de Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, que deixou a presidência da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) para passar a ser consultor do Friboi (JBS), estará no Recife a partir desta quinta-feira. Trata-se da maior empresa frigorífica do mundo.
Na sexta-feira, o ex-ministro estará no Recife para um café da manhã com empresários locais, no Paço Alfândega.
Antes disto, o agora executivo da Friboi vai se reunir com fornecedores locais para uma primeira discussão sobre o uso de Suape para a exportação de carne e couro pelo porto pernambucano, concentrando cargas do Nordeste.
Com uma plataforma local, a empresa poderia beneficiar carne e couro em Pernambuco. A própria carne do Nordeste não sai pela região, sendo exportada pelo Sul, em Vitória. A Bahia e o Maranhão tem produção com qualidade e poderiam ser fornecedores.
A convite do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, ele irá visitar o Porto de Suape, para uma primeira discussão sobre a possibilidade de exportação.
Pratini de Moraes assumiu o cargo em março do ano passado com o objetivo justamente de ajudar o grupo a consolidar seu processo de internacionalização.
O JBS adquiriu diversas empresas estrangeiras entre 2007 e 2008, entre elas a gigante americana Swift. Na Abiec, o executivo ajudou a tornar o Brasil o maior exportador de carne. Sua gestão marcou a profissionalização da instituição que, até 2003, tinha na presidência membros dos frigoríficos.
Pratini de Moraes está na vida pública desde 1968, quando foi ministro interino do Planejamento. Esteve também nas pastas de Indústria e Comércio (1970/74), de Minas e Energia (1992) e da Agricultura (1999/2002).
Na foto acima, o ex-ministro aparece em Esteio, no RS, com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius durante a final do Freio de Ouro como presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email