terça-feira, 26 de maio de 2009

Destaque para evolução econômica de Pernambuco

O artigo de autoria de Wilson Soares, publicado na edição de maio, no Jornal da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), fundamentou o pronunciamento do deputado Geraldo Coelho (PTB). O texto, intitulado Maratona Sertaneja, aborda a evolução econômica do Estado, desde a época do então governador Cid Sampaio até o atual Governo Eduardo Campos (PSB).

"Gostaria de ressaltar o quanto foi importante a interiorização das ações governamentais, iniciadas na década de 1950, quando Padre Lebret percorreu o Interior de Pernambuco, sugerindo que a migração para a Capital pernambucana fosse contida", declarou.

O presidente da Comissão de Finanças da Alepe acrescentou que, naquela época, teve a oportunidade de participar de uma reunião, em Salgueiro, no Sertão Central, com o objetivo de apresentar uma radiografia econômica de Pernambuco. No encontro, proposto por Cid Sampaio, defendeu-se a criação da Comissão de Desenvolvimento Econômico do Nordeste (Codene), que, futuramente, originou a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene)", informou.

Ainda segundo o petebista, Cid Sampaio foi responsável pela instalação dos primeiros distritos industriais. Nilo Coelho deu continuidade ao trabalho, interligando Recife à Petrolina e beneficiando municípios da Mata, Agreste e Sertão com rodovias pavimentadas. "Nilo Coelho era de uma família de políticos. Ao longo dos anos, fez avanços com a Codevasf, tornando Petrolina e o Vale do São Francisco grandes produtores de frutas. Também teve atuação importante na implantação do Porto de Suape, cuja continuidade se deve ao Governo Eraldo Gueiros", enfatizou.

A administração de Moura Cavalcanti não foi esquecida. Coelho citou os investimentos do gestor na Mata Norte pernambucana, especialmente em programas coordenados pela Comissão de Desenvolvimento do Sirigi, que incentivavam a diversificação da agricultura canavieira e fortaleciam a produção vinícola, cafeeira e de banana.

Em relação ao Governo Eduardo Campos, o parlamentar enumerou investimentos como a aquisição de notebooks; a reinauguração de escolas e praças; serviços de água e saneamento básico; o Projeto Mãe Coruja; a duplicação de estradas e o estímulo para a instalação de novas indústrias.

"Portanto, jamais deixarei de registrar os feitos relevantes de Moura Cavalcanti, Marco Maciel, José Ramos, Roberto Magalhães, Gustavo Krause, Miguel Arraes, Carlos Wilson, Joaquim Francisco, Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho e Eduardo Campos, nosso atual governador", pontuou o petebista.



--
Valter Barreto
81 8842-1455
"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente." Soren Kierbegaard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email